terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Interessante história da "TERRA DE CONTRASTES"

O BRASIL já foi chamado de terra de contraste - e por boas razões. Embora na maior parte seja um país tropical, seu clima vai do subtropical, no sul, ao equatorial, na região amazônica. A História do Brasil também apresenta grandes contraste. No decorrer dos anos, esse vasto país - com uma área de 8.511.965 quilometros quadrados e 7.400 quilometros de litoral  - se tornou o lar de pessoas de várias culturas.
Uma das primeiras característica que os portugueses notaram quando desenbarcaram no Brasil, há 500 anos, foi a hospitalidade. Pero Vaz de Caminha mencionou que os brasileiros nativos se misturavam a vontade com os visitantes portuguêses e abraçavam. Mas o que os portugueses faziam no Brasil?
Em 9 de março 1500, Pedro Álvares Cabral zarpou de Portugal com uma frota de  navios, tendo como objetivo  fundar uma feitoria em Calicute, na Índia. Antes de atingir seu destino, porém, Cabral desembarcou na costa do que viria a ser Estado Bahia; a data era 23 de abril de 1500 (Oficialmente a data do descobrimento do Brasil é 22 de abril de 1500, quando a quadra portuguesa avistou a terra).
Na ocasião da descoberta, os portugueses notaram que no momento, o único produto que tinha em grande abundância era o Pau-Brasil, uma árvores conhecida por fornecer um corante vermelho-carmesin, apesar do grande potencial, as especiaria da índias valiam muito mais.
Assim, durante 10 anos, Portugal arrendou o Brasil para os português Fernando de Noronha, que cortava o o pau-brasil e pagava impostos à Coroa Portuguesa. Mas os outros europeus também queriam expandir negócios no Novo Mundo e Noronha não tinha como impedir o crescimento do comércio ilegal praticado por marinheiros franceses, ingleses e espanhóis. Temendo perder o Brasil, os portugueses começaram a colonizar o Brasil em 1532.
No século 18, o ouro e o diamante tornou-se um negócio próspero, já na virada do Século 19, a produção de látex de seringueira para a fabricação de borracha, se tornou uma importante atividade na região amazônica. Mais tarde, o cultivo de café contribuiu para a urbanização  do Brasil, financiando a construção de ferrovias e a modernização dos portos de Santos e Rio de Janeiro.
Infelizmente a escravidão também faz parte da História do Brasil. Os colonos portugueses usavam os indíos para cortar e transporta o pau-brasil e mais tarde colocados nas plantações de cana de açucar, mas trágicamente, muitos nativos contraíram doenças européias e depois morreram. Portugal começou então a trazer escravos da África.
Os africanos trouxeram sua herança cultural e genética. Essa influência pode ser notada nos estilos músicais populares, como o samba e a capoeira. A partir do século 19, milhões de estrangeiros vieram para o Brasil, entre eles: alemães, espanhóis, italianos, japoneses e poloneses, bem como suiços  e sírio-libaneses. O Brasil é um lugar agradável para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário