sábado, 14 de agosto de 2010

Como evitar o declínio do cérebro


Se ter 80 anos e um corpinho de 30 é impossível, com dedicação, técnica e estímulo constante é possível ter um cérebro em forma mesmo com idade avançada. O cérebro, é um órgão capaz de aprimorar-se ao longo do tempo por meio da interação com o mundo, da percepção e da ação. Para mantê-lo cada vez mais afiado, a primeira indicação dos especialistas é seguir aprendendo coisas novas.
“Manter uma atividade intelectual retarda o aparecimento de problemas cognitivos. Não há uma recomendação específica, mas quanto mais variada a gama de atividades, melhor . O essencial é manter o cérebro ativo. “Ficar parado assistindo televisão, por exemplo, é ruim, porque a pessoa recebe a informação passivamente, sem reagir a ela”, afirma a neurologista.”, Sonia Bricki membro da Associação Brasileira de Neurologia.
As pesquisas já confirmaram aquilo que há muito os médicos notavam nos consultórios: exercício físico ajuda a melhorar a capacidade neurológica. “As atividades físicas alteram o padrão do funcionamento das células cerebrais, pois os exercícios melhoram a oxigenação e a comunicação entre as células nervosas – conhecida como sinapse. E essa comunicação mais rápida entre os neurônios nos deixa mais ‘espertos’ e com raciocínio mais rápido, explica a neurologista Mirna Wetters Portuguez, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário