terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Musculação para velhinhos, funciona?

Idosos que fazem academia dão passos mais rápidos, largos e distantes do chão. A prática da musculação contribui para que o andar dos idosos seja mais parecido com o dos jovens. Esse são os resultados de um estudo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.  O trabalho teve tanta repercussão que foi publicado recentemente na revista britânica Clinical Biomechanics.
A pesquisa indica que melhoraram aspecto do andar relacionados ao risco de quedas, como a distância do pé ao chão. Como sempre acontece, é na velhice  que o risco de quedas aumenta porque as pessoa passa a ter dificuldades de integrar as informações dos órgãos dos sentidos e perde muita massa muscular. A perda mais acentuadas nos músculos que controlam a postura, começa aos 30 anos, mas tem efeito sérios depois dos 60. Os músculos são formados por fibras tipo 1 e 2. Com o envelhecimento, o corpo perde as fibras tipo 2, que se contraem mais rápidamente, geram mais força e resistem menos  à fadiga. Sobram as fibras do tipo 1, com características opostas, e a gordura ocupa o lugar dos músculos. O treinamento de força reverteu as mudanças da marcha relacionados à idade. Eles conseguem andar mais rápidos e dar passos mais largos, pois conseguem elevar os pés do chão, diminuindo assim os tropeços. As passadas ficam semelhantes às pessoas mais jovens.
Além de melhorar o caminhar das pessoas mais velhas, a musculação traz benefícios gerais para o corpo. Para começar a prática-lo, é necessário que faça exame médico para avaliar o coração e os vasos sanguíneos. É imprescindível procurar a orientação de um profissional de educação física. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário